Horário: De terça a domingo. Das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Regras de Conduta

Regras de conduta

NORMAS DE VISITA E RESTRIÇÕES À ENTRADA

A entrada no Museu e o percurso da visita têm, obrigatoriamente, de ser feitos seguindo as indicações dos vigilantes do Museu.

Só é permitida a alteração do percurso normal de visita, em situações excecionais, e com autorização dos vigilantes do Museu.

Restrições à entrada

  1. É proibida a entrada no Museu do Abade de Baçal aos visitantes acompanhados de animais à exceção de cães guias para cegos, devidamente mantidos pela trela, e acompanhando cidadãos portadores de deficiência visual.
  2. Poderá ser exigido ao visitante o depósito na receção do Museu do Abade Baçal, durante o período de visita, de objetos que pela sua natureza ou dimensões sejam eventualmente prejudiciais à segurança e à conservação do acervo e das instalações ou ainda possam constituir incómodo para os outros visitantes.
  3. O Museu do Abade de Baçal pode recusar a entrada a visitantes que se façam acompanhar por objetos que pelo seu valor ou natureza não possam ser guardados em segurança nas instalações do Museu, ou que de algum modo possam perturbar a ordem.
  4. O Museu do Abade de Baçal pode recusar-se a guardar objetos pessoais do visitante, caso se verifique que estes não podem ser guardados com segurança na área de acolhimento;
  5. O Museu do Abade de Baçal poderá encerrar ou restringir a entrada por outros motivos, tais como:

5.1. Quando a segurança do acervo ou das pessoas, visitantes ou funcionários, estiver em risco;

5.2. Em casos de cedência de espaços que impliquem o encerramento do Museu;

5.3. Por outros motivos considerados pertinentes pela direção do Museu do Abade de Baçal sujeito a autorização da Direção Regional de Cultura do Norte.

Outras restrições:

  1. Nas instalações do Museu do Abade de Baçal, além das restrições à entrada constantes anteriormente referidas, os visitantes estão também sujeitos às seguintes restrições, não podendo:

1.1. Fumar;

1.2. Tocar nos objetos expostos, salvo situações expressamente autorizadas;

1.3. Usar flash, tripés e outro tipo de dispositivos de suporte, tais como bastões de fotografia extensíveis ou “selfie-sticks”;

1.4. Comer e beber;

1.5. Correr ou saltar no percurso museológico;

1.6. Ter qualquer tipo de comportamento que possa incomodar ou pôr em risco a integridade física dos outros visitantes e dos funcionários;

1.7. Ter qualquer tipo de comportamento que possa pôr em risco a integridade do Museu ou dos bens, museológicos ou não, pertencentes ao mesmo.

  1. O público escolar está sujeito ainda a regras específicas que são enunciadas no Serviço Educativo.