Horário: De terça a domingo. Das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Ver / Dialogar

Ver -Dialogar: atividades destinadas à comunidade escolar, centradas nas artes plásticas, na experimentação, no movimento e na expressão.

Em contacto com o Museu do Abade de Baçal, as crianças são convidadas a explorar os espaços através do seu envolvimento em atividades que valorizam a curiosidade e a criatividade, a experimentação e a vivência em grupo

Visitas Dinamizadas

As visitas dinamizadas desenvolvidas pela equipa do Serviço Educativo são baseadas no princípio da mediação e estruturadas pelo diálogo argumentativo e critico estabelecido entre o educador e o grupo, aprofundando o sentido estético e o conhecimento sobre o património artístico do Museu do Abade de Baçal.

Fábulas contadas de Almada Negreiros

VER, OBSERVAR, DESCOBRIR os 70 desenhos a tinta da china de Almada negreiros.

Conhecemos o artista, ouvimos uma fábula, e descobrimos a linha, o fundo, a figura, o contrates e o movimento – conceitos plásticos presentes nos desenhos a tinta da china  o artista Almada Negreiros.

Conceção: Ana Luísa Pereira

Público – Alvo: pré-escolar, ensino básico e secundário

Funcionamento: 2h duração

Lotação: 10 alunos (mínimo) /25 alunos (máximo)

Documentação Associada:  Caderno de Arte.

Visita ao Museu

A história do Museu tem palavras, sons, imagens e obras de arte. Partindo de uma história vamos trabalhar a sua relação com as obras da exposição. Descobrir “tesouros” nas salas de arqueologia; sabores na sala das porcelanas…

A partir de objetos invocadores de memórias-experiências vamos dar asas ao poder criativo e construir um percurso pelo Museu e pelo seu jardim.

Conceção: Ana Luísa Pereira

Público – Alvo: pré-escolar, ensino básico e secundário

Funcionamento: 2h duração

Lotação: 10 alunos (mínimo) /25 alunos (máximo)

Exposição SE- Escolas

O Serviço Educativo produz com os alunos dos vários estabelecimentos escolares da região uma exposição com trabalhos de crianças e jovens em diferentes contextos educativos, a partir de uma exposição do Museu do Abade de Baçal.

Nota: Dadas as atuais circunstâncias relacionadas com a pandemia COVID-19,esta atividade, no ano de 2020, será adaptada e apresentada a partir das redes sociais do Museu do Abade de Baçal.

Conceção: Ana Luísa Pereira

Público – Alvo: pré-escolar, ensino básico e secundário

RA-ArtEscola

O Serviço Educativo do Museu do Abade de Baçal, juntamente com o Conservatório de Música e Dança de Bragança, promove projetos-piloto, em contexto de sala de aula, no pré-escolar e no 1º ciclo Ensino Básico.

RA-ArtEscola promove a integração com o ensino das artes em turmas do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, em contexto de educação não formal com as educadoras e os professores em tempos letivos, através da realização de oficinas de: expressão e educação plástica; educação e expressão dramática; expressão escrita; expressão e educação musical; dança.

Este projeto decorre em forma de Residência Artística, culminando com a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo.

Nota: Dadas as atuais circunstâncias relacionadas com a pandemia COVID-19,esta atividade está no momento atual a ser desenvolvida em “sala de aula” virtual.

Conceção: Ana Luísa Pereira

Público – Alvo: pré-escolar, ensino básico

Funcionamento: 1h duração semanal

Lotação: 10 alunos (mínimo) /25 alunos (máximo)

Documentação Associada: Ficha do Projeto