Horário: De terça a domingo. Das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Envolver

Este programa pretende promover uma aproximação do nosso público ao universo da arte Tomamos como ponto de partida as nossas exposições, cada encontro possui um enfoque específico e as obras presentes nas exposições serão o mote para a experimentação artística.

Oficinas de Experimentação

Atividades centradas no fazer, tendo como traço característico a interdisciplinaridade e a interatividade. Propõem-se ideias, materiais e ferramentas para explorar ações criativas, que as crianças têm a oportunidade de desenvolver individual ou coletivamente, utilizando diferentes expressões artísticas: dramática, corporal, escrita, plástica, musical… Para tal são convidados vários artistas a desenvolverem oficinas com as crianças e famílias.

As oficinas são divulgadas, por via eletrónica, com indicação do respetivo custo e modo de inscrição.

Para constar na lista de divulgação solicitar através do endereço de correio eletrónico: mab.se@culturanorte.gov.pt.

Visita Autónoma

Outra forma de conhecer o Museu, para as famílias com crianças, é fazer uma visita autónoma pelas suas salas.

Mas como fazer isso? Quanto tempo é recomendado? Quais os tópicos a tratar? Existem recursos para a visita? Existem propostas para casa?

Natureza, retratos, esculturas, cor, histórias, viagem, vida quotidiana… Almada Negreiros, Abel Salazar, Sarah Afonso, Silva Porto, Veloso Salgado, Aurélia de Sousa…

Viajar no Museu criando o seu próprio passeio.

Para que a visita seja totalmente satisfatória, partilhamos uma série de recomendações para estar, ver, pensar e partilhar Arte.

Antes da Visita?

Decidam juntos por onde gostavam de começar. Sabendo os interesses de todos, podem consultar o folheto informativo e começar…

No Museu

Ir com roupas confortáveis para poder estar à vontade no seu passeio. A duração deve ser entre 1h a 1h30. Podem levar um caderno, que servirá de livro de bordo da vossa visita, desenhem e fotografem (sem flash).

E depois?

Discutam o que mais chamou a vossa atenção. Se surgirem dúvidas, procurem informações.

Aproveitem e conheçam o jardim do MAB

Por último:

Desenvolver uma proposta plástica inspirada nas obras do museu ajuda a consolidar conceitos e ideias! A sala do Serviço Educativo oferece os materiais necessários à atividade. Solicite na receção. Sujeito a disponiblidade