Este programa pretende promover uma aproximação do nosso público ao universo da arte Tomamos como ponto de partida as nossas exposições, cada encontro possui um enfoque específico e as obras presentes nas exposições serão o mote para a experimentação artística.
Oficinas de Experimentação
Atividades centradas no fazer, tendo como traço característico a interdisciplinaridade e a interatividade. Propõem-se ideias, materiais e ferramentas para explorar ações criativas, que as crianças têm a oportunidade de desenvolver individual ou coletivamente, utilizando diferentes expressões artísticas: dramática, corporal, escrita, plástica, musical… Para tal são convidados vários artistas a desenvolverem oficinas com as crianças e famílias.
As oficinas são divulgadas, por via eletrónica, com indicação do respetivo custo e modo de inscrição.
Para constar na lista de divulgação solicitar através do endereço de correio eletrónico: mab.se@culturanorte.gov.pt.
Visita Autónoma
Outra forma de conhecer o Museu, para as famílias com crianças, é fazer uma visita autónoma pelas suas salas.
Mas como fazer isso? Quanto tempo é recomendado? Quais os tópicos a tratar? Existem recursos para a visita? Existem propostas para casa?
Natureza, retratos, esculturas, cor, histórias, viagem, vida quotidiana… Almada Negreiros, Abel Salazar, Sarah Afonso, Silva Porto, Veloso Salgado, Aurélia de Sousa…
Viajar no Museu criando o seu próprio passeio.
Para que a visita seja totalmente satisfatória, partilhamos uma série de recomendações para estar, ver, pensar e partilhar Arte.
Antes da Visita?
Decidam juntos por onde gostavam de começar. Sabendo os interesses de todos, podem consultar o folheto informativo e começar…
No Museu
Ir com roupas confortáveis para poder estar à vontade no seu passeio. A duração deve ser entre 1h a 1h30. Podem levar um caderno, que servirá de livro de bordo da vossa visita, desenhem e fotografem (sem flash).
E depois?
Discutam o que mais chamou a vossa atenção. Se surgirem dúvidas, procurem informações.
Aproveitem e conheçam o jardim do MAB
Por último:
Desenvolver uma proposta plástica inspirada nas obras do museu ajuda a consolidar conceitos e ideias! A sala do Serviço Educativo oferece os materiais necessários à atividade. Solicite na receção. Sujeito a disponiblidade