O Museu do Abade de Baçal dará início, no dia 9 de julho, ao seu 1º ciclo de cinema ao ar livre, que decorrerá em cinco sessões – todas as quintas-feiras – até 6 de agosto. As sessões terão lugar às 21h30 e serão de entrada gratuita.
O ciclo será dedicado ao tema coming of age, com a apresentação de cinco retratos de infância e juventude, histórias de passagem, que chegam de diferentes geografias e cronologias. Cada uma das longas-metragens a apresentar será precedida de uma curta-metragem de animação.
A primeira sessão, a 9 de julho, apresentará o que é considerado o primeiro filme de animação da história, Fantasmagorie (1908), de Émile Cohl e a primeira longa-metragem da lenda viva do cinema espanhol, Víctor Erice, O espírito da colmeia (1973).
A 16 de julho, viajamos para o Japão e teremos a possibilidade de ver a curta-metragem Adeus Ondas (2025), de Ruihan Yang, que foi apresentada na competição de estudantes do Monstra – Festival de Animação de Lisboa, no passado mês de março, e Bom dia (1959), do mestre japonês Yasujirou Ozu, no qual dois rapazes juram não voltar a dizer qualquer palavra até que os pais comprem um aparelho de televisão.
A 23 de julho, a viagem leva-nos ao mundo anglo-saxónico, com a divertida curta-metragem How to Kiss (1988), de Bill Plympton, um ensaio sobre a arte de beijar e Aftersun (2022), de Charlotte Wells, que para além de uma nomeação aos Óscares (melhor ator) foi vencedor do BAFTA para melhor estreia de um realizador, argumentista e produtor.
A 30 de julho visitamos a América Latina, com a curta-metragem argentina El empleo (2008), de Santiago Bou Grasso e Patricio Plaza e Tarde para morrer jovem (2018), da chilena Dominga Sotomayor, que com este filme se tornou a primeira mulher a vencer o prémio de melhor realizadora do Festival de Cinema de Locarno.
Por fim, a 6 de agosto é a vez de Portugal, com a curta-metragem Estória do Gato e da Lua (1996), de Pedro Serrazina, com a voz de Joaquim de Almeida e terminamos em festa com Aquele querido mês de agosto (2008), de Miguel Gomes, que teve estreia mundial no Festival de Cannes e que venceu, em 2009, o Globo de Ouro para o melhor filme.
Este ciclo conta com o apoio do Município de Bragança e da União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo.