Horário: De terça a domingo. Das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Apresentação do livro “Fábulas de Almada Negreiros”

O Museu do Abade de Baçal celebra os 129 anos do nascimento de Almada Negreiros, artista maior no panorama cultural português do século XX, com o lançamento de uma edição especial, intitulada “Fábulas de Almada Negreiros”, alusiva à coleção de desenhos originais a tinta da China que tutela, da autoria do artista.

Esta publicação apresenta uma investigação acerca da coleção de desenhos conservada no museu, realizados pelo artista para ilustrar a obra literária intitulada “Fábulas”, de Joaquim Manso (editada em 1936), levada a cabo por Ana Miranda, um ensaio de João Sousa Cardoso acerca de Almada e deste espólio, uma série de 43 textos inéditos de Regina Guimarães, escritos a partir dos desenhos do artista, e oito magníficas composições originais da autoria de músicos da área do jazz e da improvisação inspiradas nas obras gráficas: Carlos Bica, Carlos Zíngaro, João Frade,  Marcelo dos Reis, Ricardo Toscano, Rodrigo Pinheiro, Susana Santos Silva e Von Calhau.

Os desenhos de Almada conservados no museu são um testemunho significativo da sua experiência de ilustração de obras literárias, uma produção que não foi homogénea, onde coexistem várias influências artísticas e estilísticas, que testemunham a sua constante procura e multiplicidade.

Pretende-se, deste modo, contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em torno de umacoleção menos explorada e que constitui uma peça fundamental do vasto puzzle que é a sua obra gráfica, e abordar de modo pluridisciplinar este conjunto, prestando simultaneamente homenagem à sua múltipla ação criativa.

Uma proposta que permite explorar a coleção em vários sentidos e convida a experienciar o desenho de formas inusitadas, através de uma surpreendente componente áudio, com o intuito de expandir o conhecimento em torno de uma coleção que é representativa da criatividade e sensibilidade únicas de Almada, e estimular todos os públicos a (re)descobri-la e a enriquecê-la com o seu olhar.

A apresentação do livro terá lugar na quinta-feira, dia 7 de abril de 2022, às 21h, com a presença de Laura Castro (Diretora Regional de Cultura do Norte), da escritora Regina Guimarães e do músico Carlos Zíngaro, para um concerto.

Ficha técnica:

Fábulas de Almada Negreiros
Dimensões: 27×14 cm
Conceção e coordenação: Ana Miranda
Produção: Amândio Felício, Ana Miranda e Gonçalo Campelo
Textos: Amândio Felício, Ana Miranda, João Sousa Cardoso, Laura Castro e Regina Guimarães
Composições: Carlos Bica, Carlos Zíngaro, João Frade, Marcelo dos Reis, Ricardo Toscano, Rodrigo Pinheiro, Susana Santos Silva, Von Calhau!
Capa: Von Calhau!
Design gráfico: Dayana Lucas
Edição: Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) / Museu do Abade de Baçal (MAB)
Preço: 15 euros (preço de lançamento)